Antonio Dall’Agnol – OAB/RS: 5.693

Advogado sócio do Escritório Porto, Ustárroz & Dall’agnol.
Graduado pela Faculdade de Direito da UFRGS, no ano de 1970.
Cursou especialização em Direito Processual Civil (PUCRS), em Ciências Penais (UFRGS) e em Direito Comunitário (École Nationale de La Magistrature de France).
Frequentou o Mestrado em Direito, ênfase em Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito da PUCRS.
Exerceu a advocacia, no âmbito financeiro, até o ano de 1975, quando ingressou na magistratura de carreira, aposentando-se, em 2004, como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Foi Vice-Presidente do extinto Tribunal de Alçada e 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça.
É professor na Escola Superior da Magistratura. Integra o Conselho Editorial das revistas Jurídica, Justiça e História, Direito do Consumidor, Revista Síntese – Direito Empresarial, bem como o Conselho Técnico da Escola Superior da Magistratura, da qual foi Diretor, no biênio 1992-1993.
Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Detentor da Comenda Oswaldo Vergara, da OAB-RS.
Autor de Princípios Orientadores do Processo Penal (Belo Horizonte: Editora Vitória), Comentários ao Código de Processo Civil, vol. III (Porto Alegre: LeJur), Invalidades Processuais (Porto Alegre: LeJur), Comentários ao Código de Processo Civil, vol. 2º (São Paulo: RT), além de partícipe de obras coletivas, tais como Medidas Cautelares (Porto Alegre: SAFe), Saneamento do Processo (Porto Alegre: SAFe), O Processo Civil Contemporâneo (Curitiba: Juruá Editora), Inovações do Código de Processo Civil (Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora), Processo e Constituição (São Paulo: RT), Instrumentos de Coerção e outros temas de Direito Processual Civil (Rio de Janeiro: Forense), Doutrinas Essenciais – Processo Civil (São Paulo: RT, 2011), Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores (São Paulo: RT, 2017), de artigos e ensaios artigos jurídicos no campo do direito civil e do processo civil.


<< Voltar